CENAS ESCOLHIDAS DOS FILMES

 Na última aula (07/01), os professores pediram para que escolhêssemos e assistíssemos a dois filmes, com o intuito de preferir uma cena em cada um deles que demostrassem uma experiência espacial através da manipulação de imagens e a movimentação de câmera, cores, sons, etc. O meu primeiro filme escolhido foi Dogville (2003), que retrata a história da Grace, uma mulher misteriosa que se esconde de criminosos na cidade de Dogville. Apesar da cidade se dispor a refugia-la, ela tem que trabalhar bastante para obter favores dos moradores, o que provoca uma certa tensão e o abuso desses moradores. O segundo: Akira (1988), que conta a história de Tetsuo, um jovem, amigo de Keneda, que em uma de suas disputas de gangue, acaba sofrendo um acidente e colidindo com uma criança misteriosa que estava fugindo do programa governamental. Logo em seguida, a criança e o Tetsuo são recolhidos pelo governo para realizarem testes em seus corpos. A prática desses testes provocou em Tetsuo poderes muito fortes, o que coloca a segurança de toda Neo-Tóquio em perigo.

No filme: Dogville, a minha cena escolhida está nos primeiros segundos do filme (0:50), em que se inicia uma tomada de cima para baixo, mostrando o desenho da cidade onde se passa a longa-metragem. Enquanto isso, o narrador descreve o amor dos moradores pela cidade e as características das casas e da rua onde acontecerá o filme. Essa cena me chamou a atenção devido a uma certa estranheza provocada pela obra cinematográfica nos primeiros segundos; diferente do que se espera, a tal cidade, ruas e casas mostradas e narradas são espaços delimitados com uma fita branca em um chão retangular preto.


Já no filme: Akira (1988), escolhi a cena (04:49) que mostra um casal se alimentando dentro de um restaurante, quando, de repente, a vidraça do estabelecimento é acertada e destruída devido a um conflito entre Kaneda e seus amigos e uma segunda gangue de motoqueiros: Os Palhaços.






Comentários