SINTÉSE LIÇÕES DE ARQUITETURA: VISÃO II
‘’Trazer o mundo exterior para dentro.’’
Segundo ele, as relações espaciais também determinam a maneira como nos relacionamos com o ambiente. A arquitetura do séc. XX desenvolveu um caráter muito mais aberto do que foi no passado, e isso não se deu só por ter meios para se fazer essas aberturas, mas, também, pela necessidade de se abrir para o mundo exterior. Por meio da abertura das janelas temos mais contato com o mundo exterior. Como exemplo dessa abertura, Herman utiliza a Holanda, onde as moradias conversam muito com o exterior por meio das vidraças. Na sociedade holandesa, olhar diretamente para dentro de uma sala de estar e quase que tomar parte do que acontece lá dentro é uma tradição que sempre surpreende a todos que visitam aquele país, visto que muitas casas privadas pelo mundo tendem a se isolarem do mundo exterior.
Ainda como exemplo dessa abertura, é utilizado a Casa
Schroder de Rietveld, que fica na Holanda, especificamente, em relação aos
cantos dos espaços que se abrem, possibilitando uma sensação de leveza,
amplitude, expansão e transparência.
O autor acrescenta que o fato do ângulo de visão se expandir não é a única vantagem da abertura do canto de um espaço, mas que os ‘’vãos acrescentados ou se projetando a partir da fachada permitem que fiquemos do lado de fora, por assim dizer, tenhamos uma visão da rua’’. Além disso, o edifício se torna mais leve e menos maciço.
Ainda, é discutido nesse tópico que o efeito de abrir o canto entre duas paredes é ainda mais forte quando a parede e o teto são removidos. Isto revoluciona o paradigma espacial tradicional tal como se manifesta especialmente na moldura estrutural, onde paredes e tetos se encontram.
‘’As ‘’janelas’’ não são mais aberturas no plano de uma
parede ou de um teto – e, portanto, basicamente objetos enquadrados -, mas
efetivamente constituem a transição aberta entre planos, formando com isso a
imagem geral menos maciça ‘’estável’’ e, consequentemente, menos separada do
seu ambiente’’
Comentários
Postar um comentário