ARQUITETURA PARASITA: SEGUNDA ORIENTAÇÃO



Para a segunda orientação da arquitetura parasita, resolvi modificar o meu espaço de estudo, onde eu iria desenvolver o “puxadinho” e fazer algumas e maquetes e desenhos dele. Na discussão da aula passada, a primeira observação sobre o meu projeto e o espaço onde eu o desenvolveria era em relação a não privacidade que essa arquitetura parasita poderia proporcionar caso fosse desenvolvida nos quartos. Nesse sentido, percebi a necessidade de realizar o “puxadinho” em um ambiente mais público em relação ao quarto, onde os moradores da casa poderiam transitar livremente sem interromper a privacidade do outro. Dessa forma, comecei a analisar as áreas de maior convivência da casa: a sala e a copa/cozinha. Desenhei a planta desses espaços e do restante da casa dos dois andares. A partir disso, e com as medidas de todos os cômodos, expandi o desenho dos cômodos que fariam parte do meu estudo sobre o espaço (inicialmente, as salas das duas casas) para uma dimensão tridimensional, ou seja, uma maquete. Com as maquetes prontas, as posicionei uma sobre a outra, conforme a estrutura real, e percebi que as salas não estavam posicionadas de forma que uma ficasse exatamente em cima da outra. Problematizando essa situação, observei que isso seria uma impasse para a execução do que eu tinha pensado. Logo, pensei em uma solução: adicionar o espaço da cozinha e da copa,  que, também, são espaços mais públicos da casa, no meu espaço de estudo/análise, haja vista que a copa da casa do segundo andar fica em cima da sala da casa do primeiro andar. Após essas observações, comecei a pensar no meu “puxadinho” que atenderia a necessidade inicial. Tive a ideia de fazer um cômodo, com uma escada em L e com um espaço de convivência, com um lounge, na bifurcação da escada, que iniciasse na janela da sala da casa de baixo e fosse até a janela da copa da casa de cima. Esse cômodo, inicialmente, seria feito com tijolos e cimento e, em alguma parede, haveria vidraçaria. Porém, todo esse projeto está passível de mudanças e de refinamentos ao longo desses dias, onde receberei orientação dos professores e problematizarei mais esse projeto inicial. Abaixo, algumas fotos desse projeto todo:































 




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